sexta-feira, 6 de maio de 2011

Batalhas numéricas

Estes jogos de baralho geram partidas animadas, em que turmas de pré-escola aprendem sobre a posição dos números

QUEM GANHOU? Em números de vários algarismos, o primeiro determina qual é o maior. Foto: Kriz Knack
Foto: Kriz Knack
QUEM GANHOU? Em números de vários
algarismos, o primeiro determina qual
é o maior. Fotos: Kriz Knack
Muito antes de frequentar a escola, a garotada tem contato com o sistema numérico: em agendas de telefones, porta das casas, preços de produtos e painel de elevadores. Essa familiaridade permite elaborar hipóteses sobre eles e criar teorias próprias para entendê-los. Porém, nem sempre elas estão corretas. Por exemplo: qual é o maior, 99 ou 101? Algumas crianças de 4 a 6 anos podem comparar apenas os primeiros algarismos e deduzir que 99 é maior, pois tem algarismos de valor absoluto superior aos algarismos de 101. Para que elas entendam o valor posicional, proponha dois jogos que suscitam a reflexão e o aprendizado. Os jogos Batalha Simples e Batalha de Composição (leia regras na seqüência didática no quadro abaixo) vão ajudá-las a descobrir a resposta com facilidade.
Não use o baralho tradicional, pois ele traz as figuras correspondentes ao número e não é interessante que os pequenos contem esses elementos para chegar à resposta. Confeccione as cartas numeradas de 0 a 9 com cartolina e encape-as com plástico adesivo transparente.

Durante a disputa, os grupos comparam os números e discutem qual é o maior para saber quem ganhou. Para Emelisa Sebastiana de Castro Monteiro, orientadora pedagógica da EMEI Luiz Sundfeld, em São José dos Campos, a 94 quilômetros de São Paulo, o importante é o debate que todos fazem antes de chegar a um consenso. Na maioria das vezes, eles alcançam sozinhos a solução. 

Para não interromper a partida, anote os problemas que você detectar para comentar depois. Ajuda no aprendizado ter na sala uma tabela com números de 0 a 100 ou um calendário. Ambos podem ser utilizados como referência na busca pela ordenação.


Na EMEI Luiz Sundfeld, a Batalha Simples é apresentada às turmas de 4 e 5 anos e a de Composição, às de 6. Aumentamos as possibilidades de agrupamento numérico ao 
perceber que o jogo fica fácil para os participantes, conta a professora Maria de Fátima Silva Piacesi. 

É importante conhecer as estratégias que os pequenos geralmente já utilizam para comparar números de mais de um algarismo. A mais simples: quanto maior a quantidade de algarismos, maior é o número. Quando ele tem igual quantidade de algarismos, alguns já deduzem que o maior é aquele que tem o primeiro algarismo maior (ou seja, se baseiam na posição que eles ocupam). 

Contraditoriamente, às vezes, as crianças afirmam que é maior o número que tem algarismos mais altos, independentemente da posição. Exemplo: ao comparar 89 e 122, afirmam que 89 é maior porque tem números maiores. Elas se apóiam no conhecimento oral da série numérica, afirmando que é maior o que vem depois. Durante o jogo, você vai perceber que todos esses conhecimentos virão à tona e poderão ajudar a turma avançar fazendo intervenções e questionando as respostas dadas por elas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário