Jogos Lúdicos

UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER


Jogo da Cerca
Nos jogos de linhas e colunas, é preciso desenvolver estratégias desde a primeira jogada para estabelecer uma dinâmica que leve à vitória. Aqui, as crianças pequenas elaboram seus movimentos para conquistar o maior número de cercados e criar seus animalzinhos na fazenda. Para vencer o computador ou o colega, o jogador deve pensar muito bem onde colocar as cercas entre os pontos.
CLICK AQUI PARA JOGAR


Jogo da Memória



As crianças desenvolvem estratégias de memorização neste divertido jogo de cartas. Em jogos de memória, os pequenos estabelecem relações entre imagens e posição no tabuleiro. Apresentamos aqui três tipos de baralhos (pegada de animais, formas geométricas ou contos de fada) e o desafio é organizar as cartas para, depois, conseguir localizar cada uma delas.

CLICK AQUI PARA JOGAR 




Jogo de lá, para cá


Neste jogo, seus alunos vão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.





O Enigma das Frações


Com este jogo, seus alunos vão refletir sobre os diferentes conceitos de fração. Leia também o encarte especial sobre o tema.







Feche a Caixa



Jogo normando secular, que tem por objetivo fechar o maior número de caixas, perdendo o mínimo de pontos. É uma excelente atividade para estimular o cálculo mental.






Jogo do Castelo



Neste divertido jogo  a criança é desafiada a descobrir os números que faltam no quadro numérico. Dessa forma, precebem as regularidades do sistema de numeração decimal.





Labirinto da Tabuada

Para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Elaborado pelo matemático Antonio José Lopes Bigode, esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.





Sjoelbak




O Sjoelbak é um jogo de origem holandesa, que relaciona habilidade motora com cálculo mental. É conhecido também por Bilhar Holandês.





Jogo da Antecipação



Neste divertido jogo  a criança é desafiada a achar em qual intervalo está o resultado de uma operação usando estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição.