Histórico


HISTÓRICO DO PROJETO
PROJETO:
Apreendendo matemática através de jogos educativos: uma possibilidade para a exploração de conceitos matemáticos.
O presente projeto iniciou no dia 14/09/11 no Campus Universitário de Bragança- PA com 25 participantes sendo estes alunos de graduação em Matemática e professores de Matemática que atuam na rede estadual e municipal de ensino.

RESUMO
O objetivo deste projeto é promover uma capacitação aos professores visando como metodologia principal a construção de jogos educativos em Matemática na intenção de contribuir para a aprendizagem dos alunos, e também, explorar conceitos matemáticos com a utilização destes materiais como uma forma de aguçar o raciocínio lógico-matemático das crianças nas séries iniciais. Através das atividades levaremos os docentes a refletirem sobre os encaminhamentos dados e as metodologias sobre os jogos que serão contempladas nesse fazer. Após o estudo da fundamentação teórica, mostraremos aos professores que todo o processo com a utilização dos jogos envolve diversas teorias, desde aquela que defende o uso do jogo como estratégia metodológica na compreensão de conteúdos matemáticos até o entendimento sobre a concepção e construção do jogo. Acreditamos que os resultados que encontraremos, contribuirão para a formação destes professores em suas práticas docentes e para a aquisição de conhecimentos matemáticos trabalhados na educação infantil. Ao final deste projeto, tentaremos comprovar evidências de que ao receberem aulas com jogos educativos os alunos tornam-se mais motivados à aprendizagem, o que proporcionará aos professores envolvidos a aplicação dos conhecimentos adquiridos na capacitação com seus alunos, em um ambiente que proporcione curiosidade, ludicidade, vontade e satisfação.

 OBJETIVOS:
  • Geral:
Þ Explorar conceitos matemáticos através da construção de jogos educativos, no intuito de facilitar o ensino-aprendizagem dos professores em relação aos conteúdos matemáticos ministrados na educação infantil.
  • Específicos:
 Þ Utilizar os jogos educativos para subsidiar os alunos professores da educação infantil nas aulas de matemática;
Þ Propor ferramentas para a criação de jogos educativos voltados para a matemática;
 Þ Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos professores que atuam na educação infantil;
 Þ Explorar conceitos matemáticos na teoria e na prática com a utilização dos jogos

METAS:
·                           Trabalhar o currículo escolar ensinado para as crianças na educação infantil através de jogos educativos;
·                           Envolver os professores e suas comunidades escolares em um trabalho em conjunto sobre a criação de jogos;
·                           Gerar discussões com a comunidade escolar sobre jogos educativos e a educação infantil sobre de que forma eles podem contribuir para a aprendizagem das crianças em matemática;
·                           Fazer com que os professores associem os jogos e os conteúdos matemáticos às experiências vivenciadas no dia-a-dia pelas crianças;
·                           Viabilizar a produção de jogos educativos para que os professores possam utilizar nas aulas de matemática com seus os alunos;
·                           Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino aprendizagem da Matemática na educação infantil;
·                           Contribuir para a formação dos professores da educação infantil visando atuarem de acordo com as novas exigências escolares da sociedade atual.

NOSSAS ATIVIDADES:
·    Discussão sobre os tópicos matemáticos e a forma em que trabalham em suas salas de aula;
·    Aulas teóricas com ênfase em autores voltados para a educação infantil;
·    Apresentação de seminários;
·    Estudo de referencial teórico sobre jogos educativos voltados para a matemática na educação infantil;
·    Discussão e troca de idéias sobre estes materiais (jogos);
·    Discussão e adequação dos jogos aos conteúdos matemáticos;
·    Construção dos jogos;
·    Apresentação dos jogos entre os professores participantes e convidados;
·    Socialização dos materiais confeccionados entre os participantes;
·    Elaboração de textos sobre a experiência vivenciada pelos professores;
·    Avaliação do projeto com a participação dos professores, coordenadora, bolsistas e demais envolvidos;
·    Elaboração do produto final (relatório, artigo, periódico, etc.)