HISTÓRICO
DO PROJETO
PROJETO:
Apreendendo matemática através de jogos educativos: uma possibilidade para a
exploração de conceitos matemáticos.
O presente projeto iniciou no dia
14/09/11 no Campus Universitário de Bragança- PA com 25 participantes sendo estes
alunos de graduação em Matemática e professores de Matemática que atuam na rede
estadual e municipal de ensino.
RESUMO
O objetivo deste projeto é promover uma capacitação
aos professores visando como metodologia principal a construção de jogos
educativos em Matemática na intenção de contribuir para a aprendizagem dos
alunos, e também, explorar conceitos matemáticos com a utilização destes
materiais como uma forma de aguçar o raciocínio lógico-matemático das crianças
nas séries iniciais. Através das atividades levaremos os docentes a refletirem
sobre os encaminhamentos dados e as metodologias sobre os jogos que serão
contempladas nesse fazer. Após o estudo da fundamentação teórica, mostraremos
aos professores que todo o processo com a utilização dos jogos envolve diversas
teorias, desde aquela que defende o uso do jogo como estratégia metodológica na
compreensão de conteúdos matemáticos até o entendimento sobre a concepção e
construção do jogo. Acreditamos que os resultados que encontraremos, contribuirão
para a formação destes professores em suas práticas docentes e para a aquisição
de conhecimentos matemáticos trabalhados na educação infantil. Ao final deste
projeto, tentaremos comprovar evidências de que ao receberem aulas com jogos
educativos os alunos tornam-se mais motivados à aprendizagem, o que
proporcionará aos professores envolvidos a aplicação dos conhecimentos
adquiridos na capacitação com seus alunos, em um ambiente que proporcione
curiosidade, ludicidade, vontade e satisfação.
- Geral:
Þ Explorar
conceitos matemáticos através da construção de jogos educativos, no intuito de
facilitar o ensino-aprendizagem dos professores em relação aos conteúdos
matemáticos ministrados na educação
infantil.
- Específicos:
Þ Utilizar os jogos educativos para
subsidiar os alunos professores da educação infantil nas aulas de matemática;
Þ Propor
ferramentas para a criação de jogos educativos voltados para a matemática;
Þ Contribuir para o desenvolvimento do
raciocínio lógico-matemático dos professores que atuam na educação infantil;
Þ Explorar conceitos matemáticos na
teoria e na prática com a utilização dos jogos
METAS:
·
Trabalhar o
currículo escolar ensinado para as crianças na educação infantil através de
jogos educativos;
·
Envolver os
professores e suas comunidades escolares em um trabalho em conjunto sobre a
criação de jogos;
·
Gerar
discussões com a comunidade escolar sobre jogos educativos e a educação
infantil sobre de que forma eles podem contribuir para a aprendizagem das
crianças em matemática;
·
Fazer com que
os professores associem os jogos e os conteúdos matemáticos às experiências
vivenciadas no dia-a-dia pelas crianças;
·
Viabilizar a
produção de jogos educativos para que os professores possam utilizar nas aulas
de matemática com seus os alunos;
·
Contribuir
para a melhoria da qualidade de ensino aprendizagem da Matemática na educação
infantil;
·
Contribuir para a formação dos
professores da educação infantil visando atuarem de acordo com as novas
exigências escolares da sociedade atual.
NOSSAS
ATIVIDADES:
·
Discussão sobre os tópicos matemáticos e
a forma em que trabalham em suas salas de aula;
·
Aulas teóricas com ênfase em autores
voltados para a educação infantil;
·
Apresentação de seminários;
·
Estudo de referencial teórico sobre
jogos educativos voltados para a matemática na educação infantil;
·
Discussão e troca de idéias sobre estes
materiais (jogos);
·
Discussão e adequação dos jogos aos
conteúdos matemáticos;
·
Construção dos jogos;
·
Apresentação dos jogos entre os
professores participantes e convidados;
·
Socialização dos materiais
confeccionados entre os participantes;
·
Elaboração de textos sobre a experiência
vivenciada pelos professores;
·
Avaliação do projeto com a participação
dos professores, coordenadora, bolsistas e demais envolvidos;
·
Elaboração do produto final (relatório,
artigo, periódico, etc.)